quarta-feira, 24 de março de 2010

Aquecimento Global



Reprodução da geleira Upsala na Argentina. Acima 1928 e abaixo  2004. Cientistas disseram que estão desaparecendo 200 metros a cada ano.

Reprodução da geleira Upsala na Argentina. Acima 1928 e abaixo 2004. Cientistas disseram que estão desaparecendo 200 metros a cada ano.

A partir de hoje, o mundo está com as atenções voltadas para a cidade de Copenhague (Dinamarca). A cidade foi transformada na capital mundial do clima para receber a maior Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP 15) que reunirá os líderes de vários países do mundo. Com objetivo de tomarem medidas para evitarem as mudanças climáticas e o aquecimento global, a COP 15 pretende definir a meta para redução da emissão de gases do efeito estufa até o ano de 2020.

Não é raro acompanharmos nas TV´s, rádios, jornais e revistas as mudanças e catástrofes climáticas que ocorrem mundialmente. O aumento da emissão de gases poluentes derivados da queima de combustíveis fósseis na atmosfera (gasolina, diesel, etc.), o desmatamento e as queimadas são alguns dos principais fatores que colaboram para o aquecimento global.

Já suas consequências são devastadoras, causando desertos cada vez maiores, furacões e ciclones, aumento do nível dos oceanos e temperaturas cada vez mais elevadas.

Durante os próximos 14 dias, na conferência COP 15, serão tomadas decisões que poderão afetar completamente a vida da população mundial. Espera-se que cheguem a um acordo que permita determinar a redução da emissão de gases do efeito estufa e consequentemente limite o aumento da temperatura global.

Acompanhe a cobertura da Conferência no site da BBC Brasil, no portal Veja e não esqueça: você também pode colaborar para diminuir o impacto ambiental. Basta adotar pequenas ações diárias como diminuir o uso de sacolas plásticas, diminuir o tempo no banho e desligar aparelhos eletrônicos quando não estão sendo utilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário