quinta-feira, 4 de março de 2010

Aquecimento Global causa terremoto no chile e mata mais de 300 pessoas , e é sentido no PR

O terremoto de 8,8 graus de magnitude que atingiu a região central do Chile na madrugada deste sábado (27) deixou mais de 300 mortos até agora, disse a diretora do Escritório Nacional de Emergência (Onemi, na sigla em espanhol), Carmen Fernández. Nesta tarde, um forte abalo assustou moradores de Santiago, e foi considerado mais uma das várias réplicas.

O Chile já registrou 58 réplicas do forte terremoto desta madrugada, algumas delas superiores a 6 graus na escala Richter, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês). A maioria dos sismos teve epicentro em Bío-Bío, Maule e Valparaíso, e seis deles foram de 6 ou mais graus de magnitude.

Reuters

Reuters / Terremoto no Chile causa destruição de carros e viaduto

Terremoto no Chile causa destruição de carros e viaduto

Envie seu relato sobre o forte terremoto no Chile

Seu texto ou imagem poderá ser publicado pela redação da Gazeta do Povo.

O primeiro terremoto, de cerca de um minuto de duração, ocorreu às 3h34 (horário local de verão, o mesmo de Brasília) e estremeceu prédios na capital, Santiago, a 325 km de distância. Várias regiões da cidade ficaram sem energia e muitos chilenos, com medo, saíram às ruas. O tremor foi sentido inclusive no Brasil, em São Paulo.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo informaram que receberam chamados para verificar pequenos tremores em vários bairros da capital paulista.

O tremor sacudiu a capital Santiago por um minuto e meio e desencadeou um alerta de tsunami no Pacífico. No período de duas horas e meia após o abalo, que durou 90 segundos, o centro de pesquisa geológica dos EUA registrou outros 11 tremores, cinco dos quais medindo 6,0 graus ou mais.

Alertas de tsunami foram disparadas numa área ampla, que inclui Chile, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Antártida e Austrália. "Tivemos um grande terremoto, com alguns abalos depois", disse Bachelet, pedindo calma à população. "Apesar disso, o sistema está funcionando. As pessoas devem continuar calmas. Estamos fazendo o possível, com todas as forças que temos. Qualquer informação será compartilhada imediatamente."

Diversos hospitais foram evacuados por causa dos estragos do terremoto, disse a presidente, e a comunicação com Concepción continua cortada. Bachelet planeja viajar pelas regiões afetadas tão logo quanto possível, para ter uma ideia melhor dos estragos.

O maior terremoto da história atingiu essa mesma área do Chile, em 22 de maio de 1960. O tremor, de magnitude 9,5, matou 1.655 pessoas e deixou 2 milhões desabrigadas. O tsunami provocado por esse abalo provocou mortes no Havaí, Japão e Filipinas e também causou danos na costa oeste dos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário